Pilates atua na prevenção da incontinência urinária

Ela afeta mais mulheres do que homens e prejudica a qualidade de vida. A incontinência urinária é muito comum, mas há como prevenir seu aparecimento. O pilates ajuda na prevenção da incontinência urinária porque fortalece os músculos da região pélvica.

Incontinência urinária – perda involuntária de urina.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, essa condição atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. É mais frequente na terceira idade e afeta cerca de 30% das mulheres e 15% dos homens.

Há várias causas que podem levar à incontinência urinária, mas as mais comuns são:
– Infecções urinárias ou vaginais;
– Queda dos níveis de estrogênio durante a menopausa;

– Constipação intestinal;

– Pós-parto;

– Obesidade;

– Comprometimento dos nervos e músculos da região pélvica devido a outras doenças.

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Pilates como tratamento da incontinência urinária

O pilates já é conhecido por trazer inúmeros benefícios aos seus praticantes. O método auxilia na prevenção da incontinência urinária ao trabalhar uma séria de exercícios de baixo impacto, que fortalecem os músculos e estimulam a consciência corporal.

Durante as aulas, as musculaturas da coluna, região abdominal, diafragma e assoalho pélvico são muito trabalhadas. É essa ativação e fortalecimento que irá tonificar o períneo, que é a base de sustentação da bexiga. Com os músculos mais fortes, é possível controlar melhor a urina e evitar os incômodos e constrangimentos.

Sem contar que esses exercícios também auxiliam na postura e na flexibilidade, importantes para a saúde da bexiga. Idosos e gestantes, que são os grupos mais propensos a ter incontinência urinária, têm uma recomendação a mais para praticar o pilates. As gestantes podem iniciar a prática após o terceiro mês de gestação, de acordo com orientação médica.

Além de fortalecer o períneo, o instrutor de pilates irá passar exercícios que proporcionam aos praticante relaxamento, coordenação motora, resistência, consciência corporal e força.

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