Bem-vindo a Qi 09 Pilates & Osteopatia
Title Image

Dores Lombares

Sabemos que as dores lombares é um problema que afeta muitas pessoas no mundo inteiro. Em um estudo feito no Brasil chegou a conclusão que cerca de 84% da população Brasileira já sentiu ou irá sentir dores na coluna lombar. Porém as causas dessa dores são inúmeras podendo ser de um simples desalinhamento na coluna ou no quadril como até um problema na mobilidade das vísceras ou dos ossos do crânio. Nesse artigo iremos falar sobre algumas dessas causas e do modo que a Osteopatia vê e trata esse tipo de lesão.

Apesar desses números, um diagnóstico específico sobre possíveis causas da dor lombar não é determinado entre 90-95% dos casos, uma vez que a dor lombar apresenta caráter multifatorial. Essa dificuldade de encontrar aonde está a origem do problema é onde está a ineficiência no tratamento das dores lombares e na recorrência da mesma.

Dentro da filosofia do tratamento da Osteopatia nos avaliamos o corpo como um todo, fugindo das terapias tradicionais que olham e tratam somente a coluna lombar. Dentro da Osteopatia buscamos a origem do problema tendo assim uma eficiência no tratamento e evitando com que a mesma tenha uma recorrência.

Sabemos que as dores lombares podem ter um caráter estrutural, como um desalinhamento da coluna lombar, podendo ter relação com as musculaturas de quadrado lombar, transversos espinhais, íliocostal lombar, multifídeos, longuíssimo lombar reto e tranverso do abdomem. Esses desalinhamentos podem também repercutir na coluna torácica e  cervical pelos músculos multifídeos. Podem também ter uma relação com dores e restrições no ombro pela fáscia torocolombar e o músculo grande dorsal. Falando ainda das relações estruturais as dores lombares ainda podem ter desencadeamentos nos ossos dos quadril pelos músculos do iliopsoas, psoas maior, reto do abdome, ilíaco entre outros.

Tudo isso que descrevemos acima já seriam muitas coisas e coisas as quais grande parte das técnicas e/ou tratamentos e terapeutas costumam avaliar e pensar dentro do raciocínio clínico para desvendar a origem de uma dor lombar. Mas fora isso ainda temos muito mais correlações. Como por exemplo uma falta da mobilidade dos rins podem levar a uma dor lombar. Calma, você deve estar se perguntando: “Mas como assim? Como que o rim vai se mover?

Dentro do pensamento da parte visceral sabemos que todos os órgão possuem mobilidade (tem que se mover em relação aos outros órgãos e estruturas passivamente ou dentro de movimentos ativos, e possuem também motibilidade que esse seria o movimento do próprio órgão em relação a ele mesmo. Dentro da filosofia de tratamento da Osteopatia nos também avaliamos e buscamos essas causas que por muitas vezes estão ocultas, não causando nenhum tipo de dor ou alteração no órgão do paciente mas que pode ser a origem de um problema lombar.

Fora tudo isso que já conversarmos ainda teriam os problemas oriundos da parte craniana, dos ossos do crânio.

E vários artigos já falaram e trazem comprovações científicas do trabalho da Osteopatia nas dores lombares. Como um artigo francês publicado na revista suíça de medicina esse ano de 2017 que em uma meta análise foi evidenciado que a osteopatia ajuda pacientes na fase ajuda e crônica de dores lombares. Ou como o artigo publicado esse ano também no jornal de reabilitação muscoesquelética da lombar que diz que a Osteopatia visceral melhora a dor, função e qualidade de vida de pacientes com dores lombares e ainda traz que problemas viscerais podem ser a causa de dores lombares. Ou o artigo publicado pela associação americana de osteopatas no ano passado que fala sobre a melhora da dores lombares em grávidas e mulheres que acabaram de ter filhos.

Bastante coisa não é mesmo? Porque você não marca uma avaliação conosco da QI 09 Pilates e Osteopatia para tentarmos ajudar você?

Entenda sobre:

Entenda como surgem, quais os principais sintomas e como a osteopatia pode auxiliar no seu tratamento.
Você sabia que alterações no estômago e/ou fígado podem trazer dores referidas nos ombros?
Uma postura inadequada, uso constante de computador, estresse e tensões do dia a dia são as principais causas de cervicalgia.
Tensões do pescoço é causa da sua dor de cabeça? Veja como a osteopatia enxerga e trata essas dores incômodas.
Os tendões e as bursas são vítimas e não a causa do problema. Corrigindo o movimento inadequado, eles não têm porque doer.

Profissionais QI 09

Conheça nossos doutores e agente uma consulta!

Fisioterapia e Osteopatia

Graduado em Fisioterapia pelo UniCEUB, possui mais de 10 anos de experiência.

Fisioterapia e Osteopatia

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, possui mais de 15 anos de experiência.

Osteopatia

Graduado em fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília, possui mais de 5 anos de experiência.

Agende um horário na QI09

Nossos especialistas podem te explicar e te ajudar ainda mais!