Novembro Azul

Novembro Azul: esporte ajuda a prevenir o câncer de próstata

Novembro azul é marcado pelo combate ao câncer de próstata. A Campanha é organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia e procura incentivar e alertar os homens a cuidar da saúde.

 

Esse tipo da doença é o mais comum entre o sexo masculino e também causa de morte de 28,6% da população deste sexo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2016 e 2017, foram registrados 61,2 mil casos.

 

Mais por quê, mesmo com tanta informação e acessibilidade aos médicos e exames, os homens ainda deixam de lado o cuidado básico com sua saúde? Um dos principais motivos é a vergonha e o preconceito em relação aos exames médicos, associados à perda da virilidade.

 

Porém é importante lembrar que quando feitos periodicamente podem proporcionar o diagnóstico precoce, aumentando em até 90% as chances de cura.


Causas

Algumas pesquisas apontam que existem alguns fatores que podem influenciar no aparecimento do câncer, além do fator hereditário, como por exemplo a obesidade, tabagismo e má alimentação.


Hábitos Saudáveis

Homens que apresentam testosterona elevada possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata.

Por isso, alguns estudos sugerem que indivíduos que praticam atividade física intensa podem apresentar níveis mais baixos desse hormônio, embora ainda dentro da faixa normal, diminuindo a incidência desse tumor em atletas.

Por isso, a dica é: pratique também exercícios físicos de forma regular e cuide de sua alimentação. A prática tem papel fundamental na prevenção de futuras complicações que podem acometer os pacientes, como doenças cardiovasculares e diabetes.  Além, claro, de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Não se esqueça de inserir em sua lista de atividades uma consulta com seu médico. Homens a partir de 50 anos devem iniciar os exames periódicos e caso haja casos na família da doença, as consultas precisam iniciar um pouco mais cedo, aos 45!

A Qi09 apoia esta causa. Cuide-se!!!
MARQUE SUA AULA EXPERIMENTAL DE PILATES. CLIQUE AQUI

No Comments
Post a Comment
Name
E-mail
Website