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Dor na lombar: como o pilates pode ajudar

Dor lombar ou lombalgia, conhecida como a incômoda dor na região lombar, acomete pelo menos 84% da população uma vez na vida. É uma das dores mais comuns na sociedade e pode até mesmo incapacitar o indivíduo, que não consegue realizar tarefas simples como o trabalho doméstico, amarrar um sapato, dirigir ou trabalhar muito tempo sentado.

Geralmente, as dores são caracterizadas por queimações, ligeiros desconfortos e crises. Assim como nos escritórios, a lombalgia é uma das principais reclamações de quem chega ao estúdio de pilates em Brasília.

Quais as principais causas da lombalgia?

Geralmente, a lombalgia (dor lombar) está associada a um conjunto de causas, que incluem hábitos pouco saudáveis, sedentarismo, má-postura, obesidade, desvios na coluna, entre outros. Mulheres acima dos 45 anos  profissionais que trabalham muito tempo sentados estão mais predispostos, segundo o programa nacional de doenças reumáticas. As causas mecânico-posturais são as mais comuns e, nesses casos, o pilates pode ajudar.

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Pilates auxilia no tratamento da dor lombar

A prática de atividade física, supervisionada por profissionais habilitados, é uma das principais indicações para quem trata a lombalgia.

O pilates ajuda porque é possível direcionar exercícios para fortalecer a musculatura da região abdominal e paravertebral. Isso faz com que a dor melhore, desenvolvendo uma postura e equilíbrios mais corretos.

Como o pilates trabalha o fortalecimento muscular, ao mesmo tempo em que promove a consciência corporal, atenta para a respiração e para a concentração, a melhora dos pacientes é percebida gradativamente. Há exercícios específicos para fortalecer a região lombar e as estruturas necessárias, mas também há hábitos simples para corrigir os movimentos que auxiliam nesse processo.

Levantar-se da Cama

A forma correta é apoiar-se nos braços, enquanto coloca as pernas para fora da cama. Lembrando que os movimentos devem ser lentos ao acordar.

Usar o Computador

A postura errada em frente ao computador, principalmente nos escritórios, é uma das principais causas de transtornos à coluna.

Mantenha uma distância de um braço e alinhe o topo da tela com a sua visão. O encosto da cadeira deve estar sempre em contato com a lombar e bem próximo ao quadril. Os punhos devem ser apoiados em um lugar confortável.

Os cotovelos devem sempre estar apoiados e os joelhos devem estar em um ângulo de 90 graus, com os calcanhares apoiados no chão ou em suporte próprio.

Dormir

Procure dormir de lado, utilizando um travesseiro na cabeça e outro entre os joelhos, preservando o alinhamento da coluna.

Pegar uma Criança no Colo

Como é bom pegar o filho no colo! Ajoelhe-se em vez de flexionar a coluna. Assim é só mantê-lo bem junto ao seu tórax na hora de levantar.

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