Pilates pode melhorar dores na coluna

Seja por trabalhar sentado muitas horas, por algum trauma ou lesão durante exercícios físicos ou patologias, como hérnias de disco, as dores na coluna acometem grande parte da população moderna. E não é exclusividade dos mais jovens ou mais idosos.

O pilates é um excelente aliado no tratamento e na prevenção de dores de coluna, porque trabalha a postura e exercícios de fortalecimento. Aliados ao acompanhamento especializado, o pilates auxilia na melhora de dores lombares, cervicais e torácicas.

Dor cervical
A dor cervical ou “dor no pescoço” acomete mais de 70% da população ao longo da vida, segundo estudos.

A musculatura do pescoço costuma ficar tensa e pode causar dores na mandíbula, dores nos ombros e irradiar para os braços.

Ela normalmente é causada por má postura, enfraquecimento muscular dos músculos do pescoço, hérnia cervical e excesso de sobrecarga nos ombros (como mochila e bolsa pesada).

Dor Torácica
As 12 vértebras torácicas são responsáveis por sustentar e estabilizar o tronco. A dor geralmente concentra-se abaixo das escápulas, antes da coluna lombar e costuma ser sentida como uma queimação.

A dor torácica é causada por má postura, discos vertebrais fracos ou hérnia, muito tempo na mesma posição seja sentado, em pé ou deitado. A falta de exercícios e excesso de peso também pode favorecer.

Dor Lombar
Uma das principais reclamações atuais. A região da coluna lombar tem como função de flexão e extensão do tronco, inclinação lateral e rotação lombar na região contralateral.

Ela costuma causar uma leve queimação e, em casos mais graves, pode afetar o nervo ciático.

Má postura, falta de fortalecimento nos músculos anteriores da lombar como o transverso do abdômen, muito tempo na mesma posição, excesso de peso e doenças vertebrais (hérnia, desvios posturais, acidente) são as principais causas.


Pilates aplicado nas dores de coluna

Se a rotina exige esforço da sua coluna, o pilates pode ser um grande aliado na prevenção.

Direcionada pelo fisioterapeuta especializado em pilates aqui na QI09 no Lago Sul em Brasília, a prática do pilates irá incluir um programa de exercícios que envolve todo um trabalho de conscientização corporal.

Os exercícios são indicados após uma avaliação personalizada de cada pessoa.

O método do pilates para dor na coluna baseia-se em três pontos:

  • Contrologia: controle consciente de todos músculos do corpo. Serão realizados exercícios que utilizam o power house (músculos abdominais) para aliviar as dores na coluna e ao mesmo tempo trabalhar condicionamento físico.

  • Respiração: será utilizada uma respiração abdominal para despertar as células no corpo e eliminar os detritos relacionados a fadiga. O aluno/paciente irá inspirar na preparação do exercício e expirar na realização do movimento.

  • Concentração: é a capacidade de concentrar a mente e o corpo a realizar o exercício da maneira melhor possível, sempre respeitando limites de dor.


Com a prática contínua e a orientação correta de especialistas, sua coluna vertebral ficará mais fortalecida para as tarefas e desafios do dia-a-dia.

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